Quarto de criança: aproveitamento total de espaço

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, os apartamentos estão cada vez menores e os quartos pequenos são muito comuns. Haja imaginação e criatividade para planejar, decorar, arrumar e manter tudo  aconchegante e confortável no lugar. Principalmente o quarto  de criança, onde os móveis têm que ser funcionais, leves e alegres, mas devem guardar brinquedos, roupas, ter lugar para estudo, videogame, soninho e brincadeiras. Aqui você vai encontrar algumas dicas para inspirar a decoração e arrumação do quarto do seu filho, aproveitando cada espaço.

Planejamento

Em primeiro lugar, é preciso planejar o quarto de criança. Todas as medidas devem ser tomadas e anotadas. Procure usar móveis e cortinas modernos e leves, com cores claras para dar a sensação de espaço maior. Móveis planejados são ótimos e podem ser adaptados ao tamanho das paredes. As paredes ficam lindas com uma decoração personalizada. Papel de parede, adesivos modernos com motivos infantis são uma boa pedida, mas não abuse de cores fortes e de desenhos grandes.

Cama

As camas beliche são excelentes para aproveitamento de espaço quando se tem mais de um filho. Além do mais, existem beliches com mesa e cadeira embaixo, fazendo um ótimo local para estudo e facilitando a arrumação. As camas box, com gavetas, ajudam na hora de guardar objetos, livros e cadernos da escola. A cama baú facilita guardar os brinquedos ou cobertores no o quarto de criança. Para os baixinhos também fazem sucesso as camas em formato de carros, barcos e locomotivas… Nelas, as crianças podem se divertir e estudar. Uma dica: uma cama auxiliar permite que a criança ou adolescente receba um amigo para dormir e é uma ótima opção para pequenos apartamentos.

Berço

O berço do bebê deve ser escolhido com o máximo cuidado. Itens de segurança não podem se deixados de lado no quarto de criança. A distância das grades laterais é importante para evitar acidentes com o bebê. Os modelos ajustáveis para diversas alturas do colchão ajudam porque o estrado pode ser baixado na medida em que a criança cresce, ajudando na troca de fraldas. Para quartos ainda menores, há berços com tamanho inferior ao padrão. O colchão também merece atenção, pois deve ser de densidade boa, de acordo com o peso da criança.

Poltrona de amamentação

Pode ser uma poltrona ou uma cadeira bem confortável, os até mesmo uma cama de solteiro, que já serve para que a babá durma. Essa cama pode ser decorada com almofadas, que poderão ir ao chão para as brincadeiras do bebê. Mesmo num quarto de criança bem pequeno, dá pra conciliar berço, cadeira de amamentação ou cama auxiliar e uma cômoda.

Cômoda

A cômoda pode ser bem funcional e já servir como trocador, desde que receba uma adaptação acolchoada no tampo, para o conforto do bebê durante as trocas de fralda e os cuidados após o banho. Acima da cômoda, prateleiras podem ser colocadas para por brinquedos ou objetos úteis para a troca das fraldas.

Decoração do quarto de criança

Prateleiras flutuantes são ótimas para colocar bichinhos de pelúcia, brinquedos ou livros – e não ocupam espaço. Abuse delas. São práticas e de fácil instalação. Para os ambientes pequenos, um guarda-roupa com portas de correr é mais adequado. Uma bancada de estudos deixa o quarto mais organizado, pois ali se colocam livros, materiais escolares, computador, videogames etc. Para os brinquedos não ficarem espalhados, baús são uma ótima pedida. Já existem baús com rodinhas, que são bem práticos.

Viu? É possível!

Quando o cômodo é pequeno, merece mais atenção para o melhor aproveitamento do espaço, mas com criatividade é possível transformar qualquer quarto no quarto dos sonhos de seus filhos.

Dica: Veja também este artigo sobre o assunto aproveitamento do espaço de quarto de criançaIdéias para aproveitar espaço de quarto de criança

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *