7 dicas para manter o quarto do bebê limpo

Ter um bebê em casa é sinônimo de muita alegria, mas também de muito trabalho. Afinal, ele precisa de cuidados em tempo integral, inclusive com o seu quarto, que deve ser mantido limpo, organizado e arejado. Para manter o quarto do bebê limpo, o ideal é usar aspirador de pó, produtos com cheiro suave e adequados para o tipo de piso.

Aprenda agora 7 dicas que vão facilitar sua vida quando o assunto é a limpeza do quartinho do bebê. Anote aí:

1 – Tire o bebê do quarto

A primeira dica é deixar o bebê longe do quarto na hora da limpeza, pois eles são muito sensíveis a cheiros e poeira. Portanto, evite ao máximo deixá-lo por perto. Após terminar a limpeza do ambiente, espere pelo menos 30 minutos para trazer o bebê de volta para o quarto, ou até que o cheiro dos produtos usados tenha se dispersado.

2 – Faça um cronograma para manter o quarto do bebê limpo

É importante ter uma rotina organizada para os cuidados com o bebê e isso inclui a limpeza do quarto. Mantenha o ambiente arejado todos os dias e verifique se tem acúmulo de poeira nos cantos ou superfícies. Tenha um local reservado para cada objeto e evite deixar coisas espalhadas. Muitas mães tem uma lixeirinha para descartar os produtos de cuidado diário com o bebê, como os lenços umedecidos. Lembre-se de retirar esse lixo todos os dias. Se for possível, use o aspirador ou um pano úmido nos móveis diariamente. No entanto, reserve um dia da semana para caprichar em manter quarto do bebê limpo, aspirar todo o espaço, inclusive os cantinhos do berços e rodapés, trocar roupas de cama, dentre outros.

3 – Mantenha o ambiente arejado

Nos primeiros meses de vida é muito comum alguns bebês terem alergias. Isso pode ser causado por poeira e ácaros, portanto, é importante abrir as janelas diariamente. Algumas famílias que já tem criança costumam ter o hábito de deixar as janelas fechadas devido ao risco que elas oferecem para os pequenos. Se esse for o seu caso, invista antes em segurança: coloque grade ou telas de proteção para manter as janelas abertas durante o dia.

4 – Use o aspirador de pó

Para manter o quarto do bebê limpo, pelo menos uma vez por semana (e se possível, todos os dias). O aspirador de pó deve ser usado no piso, tapetes, cortinas, cantos do berço, colchão, estofados e nos brinquedos que servem para decoração do quarto. Geralmente, em quarto de bebês os bichinhos de pelúcia devem ser evitados, pois acumulam muita poeira. No entanto, se você não abre mão de tê-los, tenha atenção redobrada na limpeza.

5 – Recolha a poeira mais fina antes de varrer

O ideal para a limpeza é o uso do aspirador, pois as vassouras levantam e espalham a poeira no ambiente. No entanto, se não tiver um aspirador em mãos, passe um pano umedecido antes de varrer o quartinho, isso evita que a poeira se espalhe pelo ar.

6 – Selecione bem os produtos de limpeza

Aquela história de que a casa precisa estar muito cheirosa para estar limpa é um mito. Cuide do bem estar do seu bebê e evite os produtos de cheiro forte. Muitas vezes um detergente neutro e um pano umedecido com água já são o suficiente para manter o quarto do bebê limpo.

7 – Cuide das roupas de cama

As roupas de cama do bebê devem ser trocadas semanalmente e isso inclui desde o lençol até os protetores do berço. Portanto, tenha mais de um jogo para revezar. Retire as capas protetoras e aproveite para aspirar as almofadas e o colchão. Inclusive, também não devem ser usados produtos muito perfumados para lavar as roupas de cama do bebê.

Alguns cuidados deixam o quartinho limpo e ajudam a manter seu pequeno longe da poeira que causa tanta irritação nas vias respiratórias.

E você tem alguma outra dica para manter o quarto do bebê limpo? Compartilhe com a gente!

Dicas:  Leia também este artigo sobre organização e limpeza de  quarto de bebê: Como organizar e deixar o quarto do bebê limpo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *