Aleitamento materno: O que é essencial saber?

Os pontos básicos do aleitamento materno que você deve saber antes de tudo são:

Quando o bebê pega o peito direitinho, a amamentação não deve doer.

O bebê tem de colocar quase a aréola inteira dentro da boca para mamar.

Quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe vai produzir, alterne sempre as mamas.

O tamanho do peito não tem nada a ver com a produção de leite.

Um peito que produz leite suficiente não necessariamente fica vazando.

O leite de verdade só aparece três ou quatro dias depois do parto. O que vem antes é o colostro que é ótimo para o bebê, mas a quantidade é pequena mesmo.

É normal o bebê perder cerca de 10% do seu peso nos primeiros dias.

Como preparo as mamas para o aleitamento materno?

Durante a gravidez, as mamas ficam maiores, os mamilos mais escuros e sensíveis e as glândulas mais visíveis. Para prepará-las para a amamentação lembre-se:

  • Hidrate bem as mamas para evitar o aparecimento de estrias, mas não passe cremes ou óleos nas aréolas e mamilos. O excesso de hidratação deixa a pele mais fina e propensa a fissuras.
  • Lave os mamilos apenas com água corrente.
  • Tome banho de sol nos mamilos diariamente em torno de 10 minutos, antes das 10h ou após as 16h para torná-los mais resistentes. Caso não seja possível pegar sol, há lâmpadas de infravermelho apropriadas para isso. Consulte o seu médico.
  • A utilização de esponja áspera para torná-los mais resistentes é contraditória. Converse com seu médico para saber a opinião dele.

Quais as posições corretas para o aleitamento materno?

A mãe deve estar em uma posição bem confortável e adequada, de preferência sentada, com as costas apoiadas, os pés encostados no chão ou elevados em um banquinho. Um travesseiro ou almofada pode ser utilizado para ajudar a dar apoio. Assim evitam-se as dores nas costas e a amamentação fica mais prazerosa. Os pediatras recomendam que o bebê fique em posição mais sentada durante a amamentação, par evitar otite. Não é indicado que a mãe amamente deitada.

Qual é a pega correta para o aleitamento materno?

Ao mamar, o bebê não deve pegar só o mamilo, deve abocanhar toda a aréola (parte escura ao redor do mamilo). Desta forma, o leite sai com maior facilidade e evita as fissuras, ou rachaduras dos mamilos. Quando o bebê estiver com a boca bem aberta, é a hora de abocanhar o mamilo e a maior parte da aréola onde fica quase todo o depósito de leite. O queixo do bebê toca na mama, os lábios ficam virados para fora e o nariz fica livre.

As orientações do seu médico devem prevalecer sempre!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *